A partir deste Post, além de ler, você também poderá escutar a Mensagem de todos os Posts em Mp3. Que Deus possa abençoar sua vida através desta Palavra!
Click para ouvir: danielemarques.files.wordpress.com/2011/02/danny-cada-propc3b3sito.mp3
Deus tem falado muito comigo sobre propósito. Mas o que é propósito? Eu defino propósito como o que nascemos para fazer; o que fomos chamados para fazer; propósito é finalidade; é objetivo. Não é apenas visão de onde eu quero chegar, mas é o fundamento da visão. E ainda: é o resultado do que eu sou. Propósito não tem só relação com as coisas que eu faço , mas com o quem eu sou. Eu preciso corresponder ao que eu fui desenhada para ser. Isto é propósito. Alcançar nosso propósito significa estabelecer uma relação de correspondência exata com o que Deus nos desenhou para ser e fazer.
Ex: Quando Deus criou os luminares, deu propósitos para eles. Eles foram desenhadospara sinais, estações, dias, anos, para iluminar a terra, o sol para governar o dia e a lua para governar a noite. Talvez se uma criança nos perguntasse: Por que o sol brilha? Nós responderíamos: Porque ele é sol. A iluminação tem a ver com quem ele é, com a sua finalidade, com o seu propósito. Um sol que não ilumina, adiantaria de alguma coisa? O sol precisa ficar exatamente no lugar que está, fazendo o que está fazendo, para que permaneçamos vivos na terra. Se ele sair do seu lugar e se aproximar demais, morremos; se ele se afastar demais, morremos. Precisamos que ele continue funcionando exactamente de acordo com o seu propósito.
Deus deu um propósitos coletivos à sua criação: aos peixes, às árvores, aos animais, aos céus, à terra, aos anjos, ao homem, a Israel, à Igreja. Mas também deu-lhes propósitos específicos, individuais. Deu a cada árvore, propósitos específicos: produzir maçãs; à outras peras ou bananas. E ainda mais específicos: banana-maçã, banana dágua, etc. A cada um, pois, Deus deu propósitos, gerais e específicos.
Cada pessoa tem o seu propósito
O que eu fui chamada para fazer tem relação com o meu propósito e é diferente do que você foi chamado para fazer. O que eu nasci para fazer, não é o que você nasceu para fazer. Os pés tem um propósito, a boca tem outro, as mãos, os rins, o coração, cada um tem uma finalidade específica e geral, dentro do corpo. Quando cada um cumpre o seu papel específico, o propósito geral também se concretiza. Dependemos uns dos outros, somos um corpo.
Não queira fazer o que Deus não te chamou para fazer. Não deixe o seu lugar vazio, e vá fazer outra coisa. Você é extremamente necessário e potencialmente capacitado, quando está no lugar certo. Imagine se o coração resolvesse sair do seu lugar para exercer uma outra função? Haveria um caos generalizado e morte certa. Um olho implantado em qualquer outro lugar do corpo, perderia a sua finalidade e seria nada mais, nada menos do que um enfeite; mas quando ele está no lugar certo: ele fornece visão! Eu sei que você não quer ser um mero enfeite! E você não é: você tem o seu lugar no corpo! Rins são frágeis demais para ficarem expostos, mas no lugar certo, purificam o corpo de impurezas. Os órgãos que não estão expostos tem tanto valor quanto os que estão. Você não pode escolher o que quer ser! Não deixe ninguém fazer você pensar que pode! Deus te desenhou para exercer uma função em um lugar específico no corpo! Veja o comentário de Paulo aos Coríntios (1 Co 12.4-31).
Quer saber qual é o seu lugar? É onde flui sua autoridade.
Cada Propósito tem a sua Autoridade
Autoridade vem da raiz (autor, criador, fabricante, quem faz, original, fonte). Autoridade é o princípio para a função correta. É o que garante o máximo de desempenho no ministério. A raiz desta palavra vem do grego “autos”: ser automático, ser natural, ser autêntico. A palavraautêntico significa: “Autos”: trabalhar; “hentes”:sair, pôr para fora. É colocar o trabalho que está dentro, para fora, naturalmente. Sair. É revelarmos quem somos de verdade. É colocar para fora quem somos. É sermos exactamente o que o Criador nos fez para sermos. TER AUTORIDADE é estar autorizado pelo Criador para o exercício ou desempenho de alguma função.
TER AUTORIDADE é fluir no que Deus colocou dentro de nós! Você não tem que fluir em tudo, você só precisa fluir no teu propósito e cada propósito tem a sua própria autoridade.
Certa vez, uma mulher que há 12 anos sofria de uma hemorragia tocou em Jesus no meio da multidão (Lc 8.43-46). Jesus disse: alguém me tocou. Perguntaram-lhe como Ele sentiu este toque específico, pois havia uma multidão apertando-o. Jesus respondeu: “porque saiu poder de mim”. Saiu poder dele, virtude, potencial! Aleluia! Curar e salvar fazia parte do seu propósito. Quando Jesus estava no exercício de seu propósito, Ele sentia sair poder dele!
Em que área flui poder de você? É aí que está a tua autoridade! Onde e fazendo o quê, você sente sair virtude de você? O que você e em que área você sente que seu potencial é liberado?
Na oração? Na pregação? Na contribuição? No ensino? Na profecia? No pastoreamento? No evangelismo? No encorajamento? Na cura? Na Libertação? Nas estratégias e planejamento? Na administração? No serviço? Na ajuda aos necessitados? Nos abraços? Escrevendo? Na música? Na dança? Com gestos? Ouvindo? Aconselhando? Cozinhando? Cuidando de crianças? Nos equipamentos de som? Na informática? O que mexe realmente com vc? Em que área, vc sente fluir poder de vc? É aí que está a tua autoridade e o teu propósito.
Muito Bem! Você sabe o seu propósito, identificou o lugar de sua autoridade, mas não sabe o que fazer e nem por onde começar? Apenas faça!
Pois cada Autoridade tem a sua própria prosperidade
Todos os recursos que você precisa para desempenhar o que Deus te chamou para fazer, já estão dentro de você. Quando Deus criou as árvores, Ele liberou sobre elas, uma semente para fazê-las prosperar em seu propósito. Aquela primeira semente liberada continua produzindo árvores até hoje. Deus não fica todos os dias lançando sementes. Ele já fez isso!
Em tudo o que criou, Deus colocou sementes, colocou poder, colocou recursos, colocou provisão. Quando Deus criou o homem, o autor de Gênesis (Moisés), friza um detalhe interessante: (Gn 1.28) “E Deusos abençoou: e lhes disse: sede fecundos, multiplicai, enchei a terra e sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”.
Qual é o detalhe? Essa palavra “abençoou” significa: liberou poder para fazer prosperar! Aleluia! Tudo o que Deus te chamou para fazer, Ele já te deu. Sua prosperidade está relacionada diretamente com sua autoridade e sua autoridade com o seu propósito! Ou seja: você tem poder disponível para fluir liberalmente dentro do que foi chamado para fazer! Quanto mais você cumpre o seu propósito, mais recursos recebe e mais poder libera! Deus já fez a parte dele! Já nos abençoou com toda sorte de recursos que precisamos para o desempenho de nossa missão.
Você não nasceu com uma missão pequena! Você nasceu para ser exatamente o que Deus te desenhou para ser. Nasceu para corresponder ao seu propósito! Você nasceu com um objetivo, para fluir em alguma área! Existe um lugar para você no Reino; um lugar de prosperidade, de potencial liberado, onde tem uma fonte agora mesmo, fluindo poder! Você não é melhor do que ninguém, e nem pior do que ninguém. Não é mais rico e nem mais pobre. Não tem mais e nem menos. Deus deixou disponível para você, exatamente o que você necessita para cumprir, com excelência e transbordamento, o teu propósito.
Ninguém vai fazer o que você foi chamado para fazer! Existem propósitos semelhantes ao teu, mas o teu propósito é único, assim como tua identidade é única, assim como teu DNA é único. Dentro de você tem potencial para produzir algo único, original! Autêntico!
O diabo não está muito interessado nas coisas que você faz simplesmente por fazer e até com boas intenções; mas se o que você faz corresponde ao que foi chamado para fazer. Se você estiver no lugar certo, ele vai querer te parar para que você não cumpra o teu propósito. Ele vai tentar colocar muitas distrações no teu caminho. São estratégias do diabo para te tirar do foco. O diabo pode te fazer sentir muito útil, pode usar pessoas para te dar muito trabalho, de forma que você desempenhe muitas funções. E você vai ficar cansado, atarefado e não vai ter tempo de pensar mais em nada. As pessoas vão te elogiar, e vão dizer a você que você é um bom servo. Sua agenda pode estar bem lotada; mas a minha pergunta é: O que você está fazendo é o que Deus te chamou para fazer? Deus te chamou pra quê? Qual é o teu propósito específico? Deus certamente não te chamou para fazer tudo! Você não tem todos os dons e nem todos os ministérios! Deus não vai te cobrar o que Ele não te mandou fazer! Mas certamente, vai pedir contas do que Ele te deu! (Mt 25.14-30).
Deus também não está muito interessado nas coisas que você faz simplesmente por fazer e até com boas intenções; mas se o que você faz corresponde ao que foi chamado para fazer. Deus quer te fazer prosperar no teu propósito! Se for preciso, Ele vai tirar todas as tuas tarefas, e até “teu ministério”. Se você não estiver no lugar certo, fazendo a coisa certa, Ele vai te parar. E não pense que é o diabo te tirando o que você tem. Nesta hora, você precisa olhar pra Deus e parar para ouvi-lO. Sentar aos seus pés como Maria e ouvir: Maria, uma coisa só é importante, escolha a Boa parte, que não te será tirada! É possível você estar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e ser infrutífero. Mas é impossível fazer o que foi chamado para fazer e não ser próspero. Você precisa deixar Deus te conduzir este lugar de prosperidade.
O apóstolo Paulo diz algumas frases que sempre gosto de repetir. Vou fazer delas, conselhos, para que você encontre este lugar
1. Paulo disse: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes ao ar” e ainda: “Correi de tal maneira que o alcanceis”. Se você quer chegar a algum lugar, não tome vários caminhos. Descubra qual é o teu lugar e o teu propósito e não saia daí! (1 Co 9.24, 26).
2. Deixe tudo do teu passado, que não edifica, para trás. Paulo disse: “Pois eu vou me esquecendo das coisas que para trás ficam”. Não dá pra entrar em um tempo novo, carregando o passado nas costas. Leve somente o que é útil. Mágoas, amarguras e sentimentos parecidos, não te ajudarão a cumprir teu propósito. Deixe isto pra trás! (Fp 3.13; 2.5).
3. Continue avançando. Não pare! Paulo disse: “avanço para as coisas que estão adiante de mim” e “Prossigo para o Alvo” … “para alcançar aquilo pelo qual fui alcançado!” (Fp 3.12-14).
4. O que Deus começou em você ainda não acabou! Deus é Fiel e vai completar a obra que começou! ( Fp 1.6).
5. E Viva para cumprir o teu propósito até que digas: “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7).
Faça a tua parte, e o resto, deixe com Deus! Os problemas são Dele, mas as soluções também são Dele!
E prepare-se: para fluir naquilo que Deus te chamou. É um novo tempo! Alinhe-se! Seja próspero!
Baruch Hashem! Daniele Marques.