Fique Atento! Ele deixa Pistas no Caminho ...

26-11-2010 14:34

  

Gosto de comparar coisas naturais com coisas espirituais. Muito do que Jesus ensinou sobre o Reino dos Céus, Ele tirou da vida cotidiana de pastores de ovelhas, lavradores, e pessoas do campo (Mt 13.1-52). Jesus olhava para uma semente e para seu processo de crescimento e nos fazia entender sobre a fé. Até mesmo das moedas gregas e nacionais, Jesus podia tirar lições. Uma dracma, por exempo, era o preço que valia uma ovelha; Jesus usou a diligência daquela mulher ao procurar a dracma perdida (Lc 15.8), para exemplificar seu amor pelos perdidos, ovelhas do seu aprisco.

Usando este mesmo método, quero falar sobre alguns sinalizadores, pistas, que Deus coloca em nosso caminho, para trazer direção, testar nossa fé e nos levar a um nível mais alto, nEle.

 

E quero usar como ponto de comparação, alguns joguinhos de vídeo game (uma símile moderna! haha). Acho interessante nos games, a forma como temos que lidar com o inesperado. Nossa atenção precisa ser redobrada, e a vigilância total, pois a qualquer momento, um inimigo pode surgir pelo caminho e nos aniquilar. Eles podem vir dos mais diversos lugares: das matas, dos ares, das pedras e até do chão. No game do “Indiana Jones” por exemplo, uma característica particular são as pistas pelo caminho. Ele nunca sabe o que vem pela frente e só sabe o passo seguinte, por causa da pista anterior. Muitas vezes, ele tem que pisar na ponte de madeira, que ainda não existe, para o chão começar aparecer. E há muitos bônus, passagens secretas, novas pistas, recargas e fontes escondidas de poder, que só temos acesso quando chegamos a determinados lugares.  

E se conseguirmos passar por tudo, trocaremos de fase! E assim, vamos avançando por vários níveis, cada um mais intenso do que o outro, mas nossas habilidades vão aperfeiçoando-se e nosso reflexo (feedback) melhorando.

Assim também é a vida cristã. Jesus em Jo 16.33, disse que teríamos aflições, e Paulo a Timóteo, escreve: “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12). Paulo ainda descreve uma série de situações vividas por ele, que dão de 10X0 em muitos filmes de ação! (2 Co 11.23-29)

  1. A vida não é um vídeo-game, mas também é cheia de situações inesperadas e precisamos aprender a lidar com elas. O que faremos quando nosso barco naufragar? Nadaremos como Paulo, até a ilha mais próxima? E se não soubermos nadar? Poderemos usar as tábuas e destroços do navio, como os prisioneiros que estavam com ele (At 27.43,44). O facto é que precisamos reagir ao inesperado e saber lidar com situações inusitadas. Ninguém espera por um naufrágio ou uma tempestade, mas se estamos no mar, temos de saber que elas podem acontecer.
  2. Como se não bastasse o naufrágio, uma víbora ainda mordeu Paulo na ilha. Como no game, os inimigos surgem de todo lado, até no meio de gravetos. O que Paulo fez? Chorou? Murmurou? Deu ouvidos aqueles que estavam falando que isso tinha acontecido com ele por castigo Divino? Não! Ele simplesmente sacudiu o réptil no fogo, e continuou sua vida. Ele tinha imunidade para esta fase (risos). Temos um inimigo que a todo tempo, nos arma ciladas, e usa todas as armas possíveis para nos roubar, matar e destruir (Jo 10.10). Precisamos estar sempre vigilantes (1 Pe 5.8) e munidos das armas correctas (1 Ts 5.8; Ef 6. 13-20).
  3. Precisamos estar atentos às pistas no caminho: são os sinalizadores que Deus deixa, para nos manter na direção correcta. Uma das funções da coluna de nuvem e de fogo no deserto era trazer proteção contra o frio, calor, animais rastejantes, inimigos; mas também era trazer direção. Israel não podia tirar os olhos da nunvem, ela era um luzeiro no caminho! (Nm 9.15-23). Fique atento às sinalizações de Deus em cada etapa de sua vida! Deus fala de um modo, ou de dois; fala por meio de sonhos, ou em meio às dores, pode usar anjos, mas também fala em resposta à oração (Jó 33.14-26). Eu oro para que você tenha muito discernimento e enxergue os sinais deixados ao longo do caminho.
  4. Aproveite cada oportunidade e dê passos de fé. Ás vezes Deus deixa sinais, mas outras vezes nós é que temos que produzí-lo. Na maioria das vezes o caminho só vai se abrir quando você pisar (Moisés precisou usar a sua fé e tocar nas águas; Elias e Eliseu também viram o Jordão abrir quando tocaram nele. Aquela pequena nuvem do tamanho da mão de um homem não foi o sinal da chuva, Elias teve que produzir o sinal! A chuva foi produzida entre os seus joelhos!). Os sinais que Deus não manifesta, a intercessão e a fé produzem! Se o mar se abrir, vá pisando. Se a porta se abrir, entre por ela. Ás vezes, há um sinal dentro de outro sinal e uma porta dentro de outra porta.
  5.  Nós temos uma passagem secreta que nos leva desfrutar de bônus tremendos! A oração,  a Palavra e a fé: elas nos levam ao Esconderijo do Altíssimo (Sl 91). Novas pistas surgirão sempre que por meio da oração e da Palavra nos achegarmos a Deus (Jr 33.3; Sl 119.130). Estas são recargas tremendas de poder, que nos capacitam andar mais uma milha. Você precisa chegar em um lugar em Deus, que libere sobre ti, tudo o que você precisa para ir mais alto.
  6. 6.    Tudo o que você precisa para sua vida e ministério já está esperando por você, neste lugar, em Deus. E este não é um lugar físico, mas um lugar em Deus. É um lugar “no Altíssimo”, que nos livra das setas de dia e de noite, que não nos permite ser atingidos. É um lugar debaixo do pastoreio dEle, que libera sobre nós os verdes pastos, as águas tranquilas e as veredas da justiça. Esse lugar é um lugar de mesa posta na presença dos nossos inimigos, de óleo sobre a cabeça e de cálice transbordante (Sl 23). Mesmo em meio aos vales, é possível estarmos em Deus! Mas você precisa se esforçar para encontrar este lugar de transbordamento!
  7.  Esta subida, requer muito esforço, determinação, busca intensa, sobretudo, precisamos aprender a corresponder com o Espírito Santo. Não somos “Indiana Jones”, mas também estamos “Em busca da Arca Perdida” (haha). E Alguns já a encontraram! (Sl 16.11; 140.13) E se conseguirmos passar por tudo, trocaremos de fase! Existem muitos níveis em Deus, para alcançarmos, há lugares altos inimagináveis, inexpugnáveis! Há muito o que explorar; sigamos as pistas daqueles que já chegaram lá! (Sl 65.4) A cada etapa vencida, nossas habilidades aumentarão, nosso reflexo melhorará. Os desafios também serão maiores, mas os privilégios aumentarão na mesma medida das responsabilidades!

Que tremendo é saber Deus coloca sinalizadores em nosso caminho! Como um pai que brinca de esconde-esconde com seu filho, o Senhor também deixa os pés do lado de fora! “Se Ele opera à esquerda ou esconde-se à direita, não O vemos”, entretanto, Ele deixa pegadas para O seguirmos! (Jó 23.9-11). E se Ele não deixar, nossa fé, adoração e intercessão vão forçá-Lo a se revelar! Aleluia! Por isso, vou colocando os meus pés, nos lugares que Ele indica! Pois "lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu caminho"! (Sl 119.105)

Vou vencendo um desafio a cada dia ... de fé em fé ... de Glória em Glória ... um por vez, vendo a luz, na Luz do Senhor! “Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz” (Sl 36.9).

 

Quero, ainda, indicar o vídeo da Heloísa Rosa (Há um Lugar), você pode ouvi-lo na secção "Vídeos", no Menu deste site ou clicando na Imagem abaixo. Deixe-se ministrar por esta canção! Que você possa encontrar e permanecer neste lugar em Deus! Baruch HaShem! Daniele Marques.